Controle de qualidade

Fãs,

Antes de meu pai e minha mãe lerem, eu tento ler. Faço isso para ter um controle de qualidade. Para que perder tempo lendo coisas ruins? Já parei milhares de livros no primeiro capítulo, na primeira página e até na primeira frase. Mamãe lê uns textos da sua pós-graduação que são insuportáveis. Eu falo pra ela: “mamãe, você não deveria ler isto: é ruim, dói a vista!” Mas ela fala: “filho, é importante para a minha formação.” Formação para os professores é só o que agrega conteúdo bruto e não estético. Eu preferiria ser ignorante do que ler os textos que ela lê. Na verdade, por mais que eu tenha muitos livros, trago comigo só meia dúzia deles. São eles que sempre revisito, volto a ler e eles me parecem diferentes a cada vez que leio. Lembro a primeira vez que li “A Biblioteca de Babel” do meu xará. Ele me pareceu um emaranhado de frases surpreendentes. Depois li de novo e me pareceu uma grande odisseia. Li uma vez mais e já eram palavras próximas, lembrou-me até a minha biblioteca. Todas as vezes que li me provocou um prazer diferente: da descoberta à intimidade. Quando leio o texto “O balanced scorecard” que está nas mãos de minha mãe, é como se eu estivesse lendo o manual da televisão. O autor só quer ensinar, só quer passar conteúdo, como se todo escritor não devesse ter o mínimo de preocupação estética. Mas não. Ele só vê importância nas informações que estão ali, então ele se torna chato, enfadonho, ele se torna um Pierre Minard da vida real. Mamãe insistiu em ler. Unhei o texto. Minha mãe se escandalizou e colou o papel com durex. Eu quis libertá-la disso, mas ela é humana, pensa que será melhor pra ela assim. Pobres mães, endeusam as dores do parto para ter filhos.

Ass.: Borges, o gato – @borgesogato

468

Um comentário em “Controle de qualidade

  1. Geisa disse:

    Ownnn… Borginho, o privilégio de ler somente o que se quer, é só dos gatinhos e de poucos humanos, rs. Lindinho das tias ❤

Deixe um comentário

